Sessão com Presidente Câmara de Patos

por pco publicado 05/10/2015 18h27, última modificação 15/10/2015 11h04

Em sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Piancó, esteve presente a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadigerlane Rodrigues de Carvalho Almeida Guedes, que está percorrendo todas as casas legislativas do vale, buscando apoio para a fazenda da Esperança, que é uma instituição que tem como missão a revitalização de vítimas das drogas que assolam grande número da população, principalmente a juventude.

A Sessão Ordinária realizada contou com a presença de todos os parlamentares da Casa Legislativa, sob a presidência do vereador Pedro Aureliano da Silva. Todos os parlamentares a parabenizaram pela iniciativa, visto que hoje o grande mal que tolhe a vida de muitas pessoas, que desvia o curso natural da vida e leva à criminalidade é a droga.

Nas breves comunicações, a vereadora Christiane Remígio homenageou o Grupo Escoteiro Padre Manoel Otaviano, que estava presente nas galerias, aproveitando a data de ontem onde se comemorava o dia do Escoteiro e apresentou junto com eles uma proposta dos escoteiros do Brasil, onde apresenta o Escotismo, suas características e necessidades, com o objetivo de permitir o engajamento de lideranças políticas em prol do movimento Escoteiro.

Ainda nas breves comunicações: o vereador Guilherme Montenegro parabeniza sua filha, Ingrid Montenegro, receberá no dia 24/04, na Universidade Federal da Paraíba o título de Mestre, por suas pesquisas no campo da Neurociência, sendo parabenizado por todos os seus pares. O vereador José Bráulio de Souza Júnior lembrou que em sua adolescência foi monitor de uma patrulha dos escoteiros e com eles aprendeu a trilhar pelos bons caminhos. O vereador Pádua Leite citou a mesma experiência e propõe ainda uma homenagem ao Chefe Ramalho, introdutor do movimento escoteiro em Piancó.

A vereadora Erilene Alves agradece ao prefeito Sales Lima e ao secretário de Infraestrutura pelo reparo feito rapidamente na parede do açude Irapuá, na comunidade Pitombeira, solicitação feita na sessão passada. 

Em seguida, na ordem do dia, colocou-se em discussão o projeto de lei nº008/2015, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Piancó, que concede subvenção mensal à Fazenda da Esperança, situada no município de Condado-PB, com o objetivo de reabilitar e reinserir pessoas em estado de dependência química do município de Piancó e dá outras providências.

A presidente Nadir então foi à tribuna, onde agradeceu a acolhida dos vereadores e o empenho em sensibilizar o gestor, pois diante da carência de políticas públicas eficientes no combate às drogas, a Fazenda da Esperança surge como uma luz no fim do túnel para essas pessoas que estão nessa situação de fragilidade. A Diocese de Patos é presente nesta iniciativa, e como o município de Piancó pertence à Diocese, é de suma importância a participação de Piancó neste projeto e que a Fazenda da Esperança esteja presente em todas as regiões do estado.

O vereador Neguinho Marinheiro a parabenizou pela iniciativa e cobra mais investimentos do poder executivo nessa questão, onde há alta incidência da juventude envolvida com drogas em nossa cidade e é urgente uma política específica voltada para eles. O vereador Guilherme Montenegro propôs uma audiência pública sobre o tema, e o presidente Pedro Aureliano disse que já está em andamento uma convocação dos vários segmentos da sociedade para a realização da mesma.

A vereadora Antonia Regina destaca a iniciativa dos militantes da igreja católica, presentes à sessão representando o Padre Francisco, que muito tem se empenhado nesta luta inclusive, conseguindo levar dois jovens de Piancó para tratamento na fazenda. O vereador José Bráulio de Souza Júnior disse que a Casa está sensibilizada e que espera que o prefeito sancione a lei de imediato, dada a importância da matéria. A vereadora Erilene Alves tem certeza da sensibilização do prefeito Sales Lima e se irmana nesta luta como seus pares. O vereador Pádua Leite diz que há uma luta no país inteiro, especialmente para conter a onda de violência que segue junto com o problema das drogas e que fica muito feliz de saber que haverá um lugar para onde poderão ir as pessoas que desejam ser tratadas e libertas do vício. O vereador Emerson destacou que a iniciativa formará multiplicadores e dará mais consistência no combate às drogas. Usaram ainda da palavra a ex-vereadora Cotil Militão, que se dispôs a ajudar no que fosse possível,e destaca a solidariedade do povo de Piancó; a professora Lainha, representando a paróquia, diz que sairão felizes com a aprovação do projeto; a diretora de Ação Social, Juliana Garrido destacou as ações nesse sentido junto ao CRAS, CREAS, CAPS, onde usuários são atendidos pelos programas do governo federal, e que está em andamento o projeto PIANCÓ QUER VIVER, que abrangerá todos os segmentos da sociedade. Encerradas as discussões, deu-se o processo de votação, sendo aprovado por unanimidade.

Continuando com as deliberações, foi colocado em discussão projeto de lei nº 007/2015, da autoria da vereadora Christtiane Remígio, que denomina de Rua Antonio Ferreira Badú, via urbana do município. A vereadora Christtiane foi à tribuna, onde leu breve biografia do homenageado, escrita por uma de suas muitas netas, que retrata o exemplo de cidadão, homem probo e pai de família exemplar que foi Seu Antonio Badú. Destaca ainda que seus filhos Noilda e Adelson Badú acompanham pela internet a sessão emocionados e agradecem a iniciativa. O vereador Pádua Leite pede para subscrever o projeto e referenda a integridade e demais qualidades de seu Antonio Badú. A seguir, em processo de votação, foi aprovado por unanimidade.

Encerradas as deliberações, o presidente Pedro Aureliano passou a palavra para a presidente Nadir, que agradeceu mais uma vez aprovação do projeto pelos vereadores, salientando a importância de se manter acesa a chama da cura para estas pessoas que tem dependência química e muitas não têm condições de um tratamento adequado para a sua reinserção na sociedade.

Encerrada a sessão, foi servido um coquetel aos presentes e o presidente Pedro Aureliano convocou a todos para audiência pública no próximo sábado (25/04) para tratar sobre a revitalização do Rio Piancó.