ALPB e Interlegis promovem inclusão digital

por pco última modificação 05/10/2015 17h46

O curso é uma promoção da Escola do Legislativo Félix de Sousa Araújo, do Poder Legislativo da Paraíba e foi aberto na manhã desta terça-feira (08/06), na Escola de Informática do Poder Legislativo, e será encerrado nesta sexta-feira (10/06), segundo informou a diretora da Escola do Legislativo, Maria Helena Toscano. “Trata-se de uma oficina de treinamento, cujo objetivo é preparar os participantes da mesma para que, ao final do curso, estejam aptos a montar o portal de suas respectivas casas legislativas”, informou.

Durante a abertura da oficina, houve a participação do senador paraibano Wilson Santiago (PMDB) e do diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, que falaram em tempo real aos participantes através de videoconferência.

O deputado Wilson Santiago, em sua participação, elogiou a Assembleia Legislativa da Paraíba pela promoção do curso em parceira com o Interlegis. “A Assembleia da Paraíba está bem conduzida pelo presidente Ricardo Marcelo”, declarou.

O curso está sendo ministrados pelos técnicos Higínio Vieira, Petrônio Carvalho e Jean Ferry, servidores do programa Interlegis. “Na realidade, o interlegis é um programa de integração e modernização do legislativo brasileiro. Assim, esse curso visa capacitar pessoas que trabalham nos legislativos municipais, dando condições para que elas possam montar os portais de suas respectivas câmaras, bem como alimentá-los”, explicou.

Estão participando do curso representantes das câmaras municipais das cidades de João Pessoa, Alhandra, Barra de Santa Rosa, Bonito de Santa Fé, Brejo dos Santos, Caaporã, Campina Grande, Esperança, Gurinhém, Juripiranga, Pilar, Piancó, Santa Luzia, São Miguel de Itaipu e Sobrado.

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Congresso Nacional de modernização e integração do Poder Legislativo, nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da transparência e interação desse Poder com a sociedade.

Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as sasas legislativas do pais e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público, visando aumentar a participação da população no processo legislativo (endereço eletrônico: www.interlegis.gov.br).

Fonte: HERMES DE LUNA